CLAREAMENTO DENTAL
O clareamento dental é um procedimento odontológico muito popular, quem não quer ter sorriso de um artista? Existem receitas caseiras ou produtos disponíveis no mercado, porém o caminho correto se direciona a uma clínica odontológica e feito por um profissional. É necessário um bom exame antes de iniciar um tratamento de clareamento, pois existem condições que contraindicam o procedimento.
Um sorriso perfeito faz a diferença na vida de qualquer pessoa: aumenta a autoestima, a convivência social, além de ser um incentivo para o cuidado ainda maior com a saúde bucal. Por isso, o clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados, e que também gera muitas dúvidas.
É importante lembrar que, seja no clareamento caseiro ou clareamento a laser( realizado no consultório), o acompanhamento do dentista é imprescindível para evitar eventuais problemas que possam surgir pelo uso dos géis sem o devido conhecimento profissional. Confira:
Como funciona o clareamento dental?
O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm da dieta rica em corantes, e da própria característica genética de cada indivíduo. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.
Qual a longevidade do clareamento?
A longevidade do clareamento é variável de um paciente para outro. Mas de acordo com estudos, o tempo médio de retenção de cor é de 2 a 3 anos.
Quem pode fazer o clareamento dental?
A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e pessoas abaixo de 15 anos. Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre, desde que a saúde bucal seja atestada por um cirurgião-dentista.
Por que é preciso supervisão do dentista para o clareamento ?
Somente o profissional poderá indicar qual o tratamento correto e qual a concentração adequada do gel clareador para cada caso. Além disso, há uma série de procedimentos prévios que apenas o dentista consegue fazer, como tratamento de cáries, gengivite, restaurações com infiltrações, dentes com trincas, recessão gengival, etc. O uso de gel clareador é contraindicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.
Independente da escolha do clareamento, caseiro ou laser, ambos somente são realizados com segurança pelo dentista. No clareamento caseiro, o molde e o gel são confeccionados e indicados pelo profissional que indicará o uso correto ao cliente.
O clareamento a laser é realizado no consultório e possui resultados rápidos, na mesma sessão o cliente já sai com os dentes claros.
Um sorriso branco e radiante realmente atraí e a saúde bucal deve estar em harmonia, pois só a aparência não completa o verdadeiro estado e a felicidade de se ter um sorriso branco e saudável.