Quebrar o dente é algo comum entre todas as pessoas, muitas delas não procuram um dentista quando isso acontece, isso não é o correto a se fazer.
Quando um dente quebra, seja por meio de um alimento muito duro, ou uma queda, é preciso preciso limpar suavemente a região afetada e ir a um profissional o mais rápido possível.
É necessário, se possível, lavar o pedaço do dente com água morna e levá-lo em um pote com leite, soro fisiológico ou até mesmo saliva. Se o dentista for procurado rapidamente o fragmento poderá ser reimplantado, mas somente se você for ao dentista no máximo uma hora após o acidente.
O que não fazer:
Não tente colocar o pedaço do dente no lugar, isso pode agravar a situação.
Não demore a ir a um odontologista, um dente quebrado pode ser sinal de outros problemas, como:
- bruxismo
- cárie
- dentes desalinhados
A queda também pode ter sido causada por restaurações extensas e tratamentos de canais já feitos.
Tratamentos:
O tratamento depende da gravidade da fratura, sendo o polimento do dente, a restauração, o tratamento de canal ou até a extração do dente. O dentista irá avaliar o caso e fazer os exames necessários para iniciar o tratamento.
Prevenção:
Vale ressaltar a importância de uma boa alimentação para a prevenção de acidentes como esse, pois alguns alimentos e bebidas contribuem para a perda óssea, facilitando a quebra dos dentes, além de causarem cáries. Outra coisa muito importante é ir ao dentista periodicamente para você ter certeza que sua boca e seus dentes estão saudáveis.