O que significam essas siglas?
Para poder explicar como funcionam e para que servem a PRF e o PRP, primeiro é necessário esclarecer o significado das siglas:
PRF significa Fibrina Rica em Plaquetas
PRP significa Plasma Rico em Plaquetas.
Ambos são concentrados plaquetários utilizados para acelerar a cicatrização de tecidos através de fatores que propiciam o crescimento expresso dos mesmos.
De onde vem a PRF e o PRP e qual a diferença entre eles?
São compostos obtidos do sangue do próprio paciente, o que torna essa terapia bem sucedida em torno de 100% dos casos já que praticamente elimina o risco de rejeição.
No caso da PRF, a vantagem que tem em relação ao PRP é a facilidade para obtê-la, já que não é necessária a utilização de produtos bioquímicos para esse fim.
O PRP é composto por glóbulos brancos, plaquetas e fibrina. Ajuda na cicatrização de feridas e no processo de formação do colágeno.
A PRF possui alta concentração de glóbulos brancos e fibrina. Além de exercer a mesma função do PRP, a PRF libera fatores de crescimento que proporcionam benefícios mais duradouros, pois estimula a cicatrização de forma mais ágil e essa estimulação continua sendo exercida ao longo do tempo.
Fatores importantes sobre a PRF
Esses concentrados já são utilizados em diversas terapias em seres humanos e com a especialização dos estudos nessa área, passaram a ser utilizados em áreas específicas da saúde, como a odontologia, por exemplo, onde os resultados são muito satisfatórios.
Como já vimos, a PRF é mais ágil que o PRP e por isso vamos explicar agora onde ela atua e quais seus benefícios nos tratamentos odontológicos.
PRF – Fibrina Rica em Plaquetas
Atua em quatro fases que são fundamentais no processo de cicatrização dos tecidos do corpo:
- Angiogênese: mecanismo de crescimento de novos vasos sanguíneos a partir dos vasos já existentes.
- Imunologia: sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças.
- Desbloqueio de fatores de crescimento dos novos tecidos e seleção de recrutamento de células mesenquimais indiferenciadas.
Significa que essas células podem se desenvolver em qualquer tipo de célula madura. (Por exemplo: do mesênquima vem o osso, a cartilagem, o tecido conjuntivo, o sistema linfático e o sistema circulatório do feto completamente desenvolvido.)
- Formação de uma estrutura para a distribuição epitelial.
Benefícios da PRF
- Ajuda a diminuir a dor pós operatória.
- Acelera o processo de osseointegração.
- Melhoramento do sucesso em enxertos ósseos.
- Aumento no fornecimento sanguíneo enviado para as pequenas cavidades formadas após a extração de dentes.
- Diminuição de complicações pós-operatórias após a extração de dentes e doenças ósseas.
Após estes esclarecimentos, se seu cirurgião dentista disser que fará uso da PRF em seu tratamento, sinta-se segura e saiba que será uma forma de acelerar seu processo de recuperação.
Ainda tem dúvidas?Agende uma consulta com nosso especialista em implantes dentários, Dr. Daves Sebastiany. e converse sobre seu caso.