Síndrome do Dente Gretado (SDG): o que é?
Você já ouviu falar sobre a síndrome do dentre gretado (SDG)?
Muitas pessoas relatam casos de dor e sensibilidade no dente ao comer certos alimentos. Isso pode ser um caso de síndrome do dentre gretado.
O que é a síndrome do dente gretado?
A SDG é um conjunto de sinais e sintomas junto a presença de uma greta (fissura) no esmalte e dentina. Esses sinais e sintomas geralmente são, muita dor ao mastigar ou hiper sensibilidade no dente ao comer algum alimento frio, duro, alimentos doces e até ácidos.
Os dentes restaurados os mais acometidos, porém isso não quer dizer que sua causa seja por um procedimento incorreto. A SDG tem diversas causas, sendo a mais comum entre elas, a mordida acidental de um objeto ou alimento muito duro, como por exemplo uma semente ou também em hábitos parafuncionais como bruxismo ou apertamento dentário.
Quando a há uma fratura completa do dente e ele se parte em duas partes, é mais fácil de identificar, porém em alguns casos, a síndrome do dente gretado é de difícil diagnóstico, pois alguns sintomas são parecidos com outros possíveis problemas.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o processo para a preservação do dente, para que a fissura não chegue até a polpa ou tenha uma fratura completa do dente comprometido.
Tratamento
A indicação do tratamento adequado vai depender da localização e profundidade dessa greta/fissura. Quando mais perto estiver da polpa do dente, mais difícil será o prognóstico. Dessa forma, um diagnóstico precoce será de grande importância.