Mesmo com uma escovação correta dos dentes, uso diário de fio dental e enxaguantes bucais, nossa boca tem grande probabilidade de acumular tártaro e placa bacteriana. Por isso, é necessário visitar regularmente o dentista e realizar a limpeza odontológica a cada 6 meses, pelo menos. Assim, evitamos futuros problemas e mantemos a saúde bucal em dia, além de deixarmos nossos dentes mais brancos e o sorriso mais bonito!
Como funciona a limpeza dentária?
A limpeza dos dentes é um procedimento simples e feito em consultórios odontológicos por dentistas especializados. Os equipamentos utilizados costumam ser os seguinte:
- Escovas rotatórias
- Pasta profilática
- Instrumentos manuais
- Ultrassom odontológico
Com esses instrumentos, o dentista faz a remoção de todo o tártaro e placa bacteriana presentes nos dentes do paciente, assim deixando o sorriso mais bonito e mantendo a saúde bucal em seu melhor estado.
Quais são as vantagens da limpeza?
Com a limpeza dentária temos a possibilidade de melhorar e manter nossa saúde bucal em perfeito estado, além de:
- Evitar tratamentos de canal: Mantendo a saúde bucal em dia, fica mais difícil que novas cáries se alojem nos dentes, diminuindo, assim, as chances de ter que passar por um tratamento de restauração.
- Ajudar na manutenção da higiene caseira: A profilaxia dentária realizada pelos dentistas ajuda o próprio paciente em sua higienização caseira.
- Regredir doenças dentárias: As doenças bucais como gengivite, periodontite e cárie podem regredir se o paciente estiver realizando suas limpezas dentárias a cada 6 meses.
- Procedimento simples e rápido: Outra grande vantagem da profilaxia é a simplicidade do procedimento que costuma ser indolor e rápido.
Recomendações
Antes de mais nada, sabemos que a maior recomendação da profilaxia é ser feita a cada 6 meses. Isso permite que o diagnóstico seja feito precocemente, evitando problemas mais sérios. Além disso, o tempo recomendado de 6 meses também serve para que o tártaro não acumule tanto nos dentes, facilitando todo o procedimento.
Mas, claro, existem casos onde esse período de tempo é diferente de 6 meses. Em pacientes que fazem o uso do aparelho, por exemplo, o intervalo de tempo deve ser menor, caindo para de 3 em 3 meses. E o mesmo serve para pacientes que tem maior propensão ao acúmulo de tártaro ou os que tem alguma doença periodontal.
Além disso, outras recomendações importantes para manter a higiene bucal seriam:
- Utilizar pastas de dente que contenham flúor
- Utilizar o enxaguante bucal apenas uma vez por dia
- Evitar doces ou o consumo excessivo de açúcar
- Trocar sua escova a cada três meses
- Usar o fio dental todos os dias
- Esperar 30 minutos após as refeições para escovar os dentes
- Ir ao dentista sempre que possível
A limpeza dental dói?
Algumas pessoas temem a limpeza dos dentes acreditando ser um processo doloroso e desagradável. Mas não há com o que se preocupar: a profilaxia não causa dor alguma, gerando, no máximo, um pequeno incômodo pela sensibilidade que o procedimento pode trazer.
No entanto, isso também vai depender da saúde bucal do paciente. Em pessoas que possuem a gengiva saudável, por exemplo, a dor é inexistente. Por outro lado, existem pessoas que têm uma sensibilidade maior ou que possam estar com alguma inflamação bucal. Aí sim, pode surgir e gerar um desconforto.