Primeiro de tudo, você sabia que há um meio de previnir o uso do aparelho ortodôntico no futuro? Sim, isso é verdade! E é possível graças ao aparelho ortopédico. Continue a leitura e saiba mais.
Ajuda na prevenção de problemas maiores
Por exemplo, se uma criança/adolescente possui dentes tortos: O que fazer para resolver? Certamente, a melhor opção seria colocar aparelho fixo, mas ás vezes, o problema é mais sério. Mas você sabia que há um modo de corrigir vários problemas, precocemente?
Em outras palavras, o aparelho ortopédico visa corrigir alguns maus hábitos e má oclusões; E atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória.
Dentre eles, temos:
- respiração bucal
- deglutição atípica
- posicionamento incorreto da língua
- distúrbios respiratórios do sono.
pOR QUÊ AS CRIANÇAS TEM OS DENTES TORTOS?
Na infância, os músculos da face ainda estão se desenvolvendo, ou seja, estão em constante mudança. Então se a criança tem o hábito de chupar chupeta, o dedo, entre outros, Isso pode afetar o correto desenvolvimento dessa musculatura.
Devido aos diferentes tipos de má oclusão, o tratamento por vezes inicia precocemente.Entretanto, adolescentes e adultos também estão aptos para realizar este tratamento.
Em que casos o tratamento é indicado?
é indicado para vários casos, como:
- Problemas ortodônticos – sobremordida, mordida aberta ou cruzada, prognatismo, diastema (dentes separados)
- Distúrbios respiratórios do sono – Ronco, apneia do sono
- Bruxismo (ranger dos dentes)
- Disfunção da articulação temporomandibular.
Como o aparelho ortopédico atua
Após ter o diagnóstico feito por um especialista, o tratamento se inicia. No decorrer dele, claro, irá fazer o uso do aparelho ortopédico, mas de exercícios e técnicas também. Lembrando que, os aparelhos não são todos iguais e alguns contam com dispositivos específicos para diferentes casos.
Abaixo, alguns tipos de aparelhos ortopédicos: