O que é halitose?
Halitose é o termo científico para o mau hálito.
O mau hálito é um sintoma e não uma doença, ele revela que algo no organismo está em desequilíbrio e que deve ser identificado e tratado.
A halitose chega a isolar seu portador do convívio social ou fazer com que ele se retraia. Quem sofre do problema costuma procurar especialistas em diversas áreas, como gastroenterologia ou otorrinolaringologia, e nem sempre com resultado satisfatório.
Causas
Existem mais de 60 causas para a halitose.
Aproximadamente 90% dos casos tem origem bucal, que vão desde alterações gengivais, problemas salivares e até problemas de ordem sistêmica (médica).
Como saber se tenho halitose?
Temos aparelhos capazes de medir o grau de halitose de um indivíduo, mas nada substitui o olfato humano. O profissional treinado é mais confiável e seguro para verificar se há alterações de odor no hálito.
O diagnóstico é realizado através de um questionário respondido pelo cliente, realização de exame clínico e alguns testes feitos no próprio consultório.
A consulta inicial leva até 1:30 h e o tratamento se inicia à partir dela.
Como se procede o tratamento?
Tratamos a halitose de maneira holística, isto é , analisando o paciente como um todo. Deve-se investigar as diversas partes do organismo pois, sabe-se que a maneira como as pessoas pensam e agem reflete na sua saúde geral, assim como, a maneira como tratamos do corpo reflete na área emocional.
Sempre que se identifica desequilíbrios que não estão relacionados diretamente com a halitose, encaminha-se o paciente ao(s) especialista(s) correspondente(s).
Portanto, a halitose tem tratamento e controle!