A maioria de nós já sabe os males que o açúcar, por exemplo, pode causar nos dentes e na saúde bucal (como as cáries e o encurtamento do esmalte dentário). Mas o que poucos sabem é que existem outros alimentos que podem ser prejudiciais ou até benéficos para a nossa saúde bucal. Mas afinal, quais são os melhores e piores alimentos para manter a saúde bucal em dia?
Qual a importância da alimentação na saúde bucal?
Antes de mais nada, é preciso entender qual a verdadeira relação entre a alimentação e a saúde bucal. Hoje em dia, com o aumento de produtos industrializados e cheios de açúcar, as idas ao dentista tem se tornado cada vez mais preocupantes. Isso porque os dentes precisam de fibras, cálcio, vitaminas A, B e C, ferro, entre outros. Sem eles, pode ocorrer a deficiência dos nutrientes que mantém a saúde da boca em dia, levando a problemas como:
Doenças periodontais e a saúde bucal:
As doenças periodontais são infecções que atingem a gengiva e outros tecidos de sustentação da boca. Normalmente, essas infecções aparecem em pacientes que não mantêm uma boa higiene bucal ou com carência de nutrientes. Dessa forma, a falta de nutrientes e vitaminas pode levar ao avanço da doença e, até mesmo, à perda de dentes.
Manchas nos dentes
Alimentos muito apimentados ou com muito corante em sua composição podem levar ao escurecimento e amarelamento dos dentes. Em outras palavras, alimentos como café, refrigerante ou vinho podem deixar os dentes com uma aparência manchada e desgastada, além de formar a placa bacteriana.
Mau Hálito
A Halitose (também conhecida como mau hálito) é o mau cheiro presente na boca, normalmente adquirido através de alimentos como cebola, alho e alguns lacticíneos.
Cáries
O consumo do tão amado açúcar pode levar ao aparecimento de cáries e ao desgaste do esmalte dental, Isso porque o açúcar serve como alimento e atraí diversas bactérias à boca. Dessa forma, as cáries aparecem, prejudicando sua saúde bucal.
Quais os melhores alimentos para manter a saúde bucal?
Abaixo veremos uma lista com os melhores alimentos, cheios de vitaminas nutrientes essenciais para manter a saúde bucal em dia:
- Azeite extra virgem, castanhas e abacate (gordura boa).
- Frutas como maçã, pêra e laranja (considerados “alimentos detergentes”, eles limpam os dentes e eliminam os restos de alimento que ficaram grudados nos dentes).
- Legumes, frutas e verduras (ricos em fibra).
- Couve, leite e derivados (ricos em cálcio).
- Espinafre, couve e brócolis (ricos em vitamina A).
- Lentilha, feijão e arroz integral (ricos em vitamina B e ferro).
- Frutas cítricas como laranja, limão e kiwi (ricos em vitamina C).
- Cereais e frutas (ricos em fibras).
- Água (elimina detritos, ácidos e açúcar, além de estimular a produção de saliva).
E quais os piores alimentos para a saúde bucal?
Agora veremos os piores alimentos, que afetam e danificam sua saúde bucal se ingeridos com frequência e caso não haja a higienização correta:
- Álcool (um consumo maior que o normal de álcool leva a desidratação bucal. Ou seja, pode provocar infecções, cáries, periodontite, entre outros problemas).
- Café (o café, apesar de muito amado, tem a capacidade de remover o esmalte do nosso dente, o deixando poroso e amarelado).
- Refrigerante (por conta da sua composição cheia de açúcar, os refrigerantes podem causar desmineralização do esmalte do dente e, posteriormente, cáries).
- Açúcar (o açúcar pode provocar uma queda no PH do dente, a desmineralização do esmalte e até mesmo as cáries).