O dente do siso, também conhecido como dente do juízo, é na realidade chamado de terceiro molar. É o último dente que nasce, entre os 17 e 30 anos, por isso é apelidado de dente do juízo. Muitas vezes não há espaço para esse dente, sendo necessário a extração.
Muitas vezes o dente do siso fica em uma posição ruim, o que pode causar problemas no dente ao lado, o segundo molar, isso causa muita dor e pode levar até a perda dos dentes.
%imagem-1%
Algumas vezes o dente do siso não nasce, porém isso pode prejudicar os ossos da boca, facilitando a fratura.
Caso fique muito abaixo dos outros, o siso deve ser extraído, pois a sua higiene é muito mais complicada, podendo ocasionar cárie, gengivite e inflamações.
%imagem-2%
A extração do dente do siso é mais recomendado na adolescência, quando adulto o osso se calcifica, tornando a extração mais complexa. Por isso, é recomendado ter um acompanhamento desde cedo. Com radiografias o dentista pode dizer se o dente do siso deverá ou não ser extraído.
Se você sentir dor no dente do siso, é importante ir ao dentista. Muitas vezes a dor aparece e então desaparece, e o paciente acaba deixando de lado, mas você não deve fazer isso. Quanto mais rápido o dente ser extraído, melhor.