O espaço entre os dentes é chamado de diastema. Para alguns é considerado um charme ter este espaço entre os dentes da frente, e várias personalidades lindas o possuem.
Já a maioria das pessoas que tem diastema gostaria de fechar este espaço para ter um sorriso mais harmônico.
Os diastemas são mais comum nos dentes da frente superiores (incisivos centrais superiores), mas pode aparecer entre quaisquer dentes.
Ele ocorre pela diferença de entre crescimento ósseo e tamanho dos dentes (ossos grandes e dentes pequenos), por falta de dentes (que não nasceram ou foram perdidos) resultando em mais espaço na arcada e causando espaçamento entre os dentes, presença de dentes pequenos (micro dentes) ou ainda presença de tecido fibroso nos freios lábias entre os dentes.
%imagem-1%
É possível prevenir o aparecimento dos diastemas?
A única prevenção conhecida é frequentar seu dentista regularmente desde a infância, para fazer um acompanhamento do crescimento ósseo e nascimento dos dentes permanentes, para evitar perdas desnecessárias e diagnosticar a presença deles o mais precocemente possível.
Como fechar os diastemas?
Uma análise criteriosa do dentista torna-se necessária, em alguns casos o fechamento dos diastemas é resolvido com o uso de aparelhos ortodônticos.
Em outros podemos corrigir o problema com restaurações estéticas diretas, facetas ou coroas de porcelana.
O uso de restaurações estéticas para fechamento de diastema é muito utilizado , não há desgaste dos dentes, apenas o preenchimento dos espaços com a resina, dando um novo formato aos dentes. O procedimento é realizado numa única sessão, desta forma fechamos o espaço e deixamos o sorriso bonito, proporcional e harmônico.
Em qualquer caso, um bom exame e uma conversa conosco vai ajudá-lo a decidir sobre qual a melhor forma de fechar seus diastemas.
Artigo produzido pela Drª Carolina Werner CRO 11.959