Com os avanços da tecnologia, é possível conseguir resultados excelentes no tratamento ortodôntico, em menos tempo e de forma prática e indolor. Entretanto, para conseguir o tão sonhado resultado, é necessária uma série de fatores que inclui a colaboração do paciente ao cumprir todas as etapas do tratamento ortodôntico.
Pular etapas pode comprometer seriamente o sucesso do tratamento, prejudicando não apenas a estética do paciente, mas também sua saúde bucal. Além disso, a previsão do tratamento pode acabar se estendendo devido a imprevistos, como a necessidade de extração, cirurgia ou até mesmo surgimento de problemas devido à má higiene.
Por isso, separamos todas as etapas do tratamento ortodôntico, explicando a importância de cada uma delas:
Diagnóstico
Todo o tratamento ortodôntico é iniciado com a primeira consulta ao ortodontista. Normalmente, essa etapa envolve uma avaliação criteriosa do paciente, e a solicitação de exames complementares para identificar o problema, e criar um plano de ação para o tratamento.
Instalação do aparelho
Ao colocar o aparelho, é iniciado o tratamento propriamente dito. Cada tipo de aparelho é colocado de uma maneira diferente, mas a partir desse momento os dentes já começam a se movimentar, promovendo a correção do problema.
Alinhamento
Uma das principais etapas do tratamento ortodôntico, os dentes devem estar nivelados e alinhados para que a movimentação seja eficaz. Para a maioria das pessoas, o alinhamento ocorre naturalmente e sem maiores problemas, porém, em alguns casos, pode ser indicada a extração de algum dente.
Correção
Após os dentes estarem alinhados e nivelados, é iniciada então a correção do problema. São utilizados fios de aço, mais grossos que na etapa anterior, para promover a movimentação dos dentes, fechando espaços, ajustando desvios, fechando mordidas abertas ou qualquer tenha sido o objetivo definido anteriormente.
Finalização
Quando os dentes se aproximam da posição correta, é chegada a hora da finalização, podendo exigir o uso de elásticos verticais, dobras nos arcos ou instalação de brackets e acessórios.
Pelo paciente já estar vendo resultados e se sentindo satisfeito com seu novo sorriso, essa etapa pode colocar a perder todo o sucesso do tratamento, por ser a fase final e mais trabalhosa para o profissional, exigindo colaboração e paciência do paciente.
Contenção
Após a remoção do aparelho ortodôntico, o tratamento ainda continua! Os primeiros meses são uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada dentária.
As consultas se tornam mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso. Cada organismo reage de uma maneira diferente, por isso nem sempre é possível estimular a duração de cada etapa do tratamento ortodôntico.
Vale lembrar, que cada paciente tem sua própria necessidade de tempo para que o problema seja corrigido de forma eficiente e duradoura, por isso, passar por todas as etapas com cooperação e paciência é fundamental para obter os melhores resultados.
A Prime é a número 1 em aparelhos, estando sempre à disposição durante e após o tratamento ortodôntico, cuidando do seu sorriso e autoestima!