O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma especialidade que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes.

Um dos grandes fatores que impedem os adultos de consultar o dentista é o medo, resultado de más experiências durante a infância, por isso, é de extrema importância levar as crianças ao odontopediatra, para que a criança se acostume com a visita ao dentista, evitando comprometer seu futuro odontológico.

O odontopediatra não só é responsável pelo tratamento como também se responsabiliza pela orientação aos pais, gestantes ou responsáveis de como cuidar da higiene bucal de seus pimpolhos.

O tratamento com as crianças e bebês requer um maior cuidado e um preparo psicológico do dentista, pelo melhor tratamento de seus pequenos a Prime Sorriso dispõe de uma odontopediatra capacitada (Dra. Ana Maria) para que a consulta não se torne uma tortura, a clínica também possui um ambiente atrativo, ajudando na hora de descontrair e lidar com os pequenos.

É muito importante que haja comunicação entre os pais ou responsáveis e o odontopediatra, informando se a criança possui medos ou experiências ruins que possam atrapalhar no tratamento, para que o odontopediatra saiba lidar com a criança e o tratamento possa ocorrer da melhor maneira possível.

Dúvidas frequentes

Se você é ou vai ser uma mamãe ou papai, provavelmente já se questionou sobre algumas coisas que envolvam a saúde bucal dos pequenos.

Quando os primeiros dentinhos começam a nascer?

Os primeiros dentes costumam surgir aos 6 meses, porém, alguns bebês tem seu primeiro dentinho com 3 meses ou até mesmo com 1 ano, o que é não é problema.

Deve-se ficar atento a sequência de erupção dos dentinhos, que apesar de poderem apresentar diferenças entre as crianças, também podem indicar anormalidades, principalmente quando um dente nasce e seu correspondente não.

Quando deve ser a primeira consulta ao Odontopediatra?

O ideal seria que as mamães visitassem o odontopediatra antes de terem seu bebê, pois ele explicará como devem ser os cuidados e como é feita a higiene da boquinha, que deve ser feita desde os primeiros dias de vida.

Caso não haja este primeiro contato com o odontopediatra quando gestante, é recomendado que a primeira consulta do bebê seja feita o quanto antes, antes mesmo dos dentinhos começarem a nascer, para a instrução de como deve ser feita a higiene dos mesmos.

Os problemas bucais da mãe podem influenciar na gravidez?

Há estudos que associam a doença periodontal da mãe a partos prematuros e a crianças com baixo peso, por isso, é muito interessante que as mulheres que planejam engravidar façam um tratamento dentário antes de engravidar.

Mas porque não durante a gravidez? O consumo de medicamentos pode afetar ou agir diretamente sobre o bebê, podendo causar danos ao mesmo, e dependendo do tratamento dentário é necessário o uso de medicamentos como anti-inflamatórios ou antibióticos.

CUIDADO!

Durante a gestação a mulher fica mais suscetível a sofrer com cáries e gengivite! Por isso é fundamental manter a higiene bucal para manter a saúde dos pimpolhos.

Por que a visita ao odontopediatra deve ser frequente?

Para que haja condições de medidas preventivas, diagnóstico e tratamento precoce de doenças e alterações bucais no bebê, criança ou adolescente.

Os dentes de leite (decíduos) não são menos importantes que os dentes permanentes, eles permitem ao bebê e às crianças a mastigação e ajudam na fala e deglutição, seu cuidado é de extrema importância, pois problemas nos dentinhos de leite e na boca podem acarretar em problemas bucais futuros e também nos dentes permanentes.

Problemas bucais nos pequenos

Sim, os bebês podem adquirir vários problemas bucais, aqui citamos alguns destes problemas para você conseguir ficar de olho e evitar que seus pequenos sofram com eles. Vale relembrar que para a prevenção é de muita importância que os bebês consultem o odontopediatra.


Cárie de Mamadeira

É uma doença que causa a destruição dos dentinhos dos bebês causada pelo contato prolongado dos dentes com líquidos açucarados, principalmente durante o sono e antes da hora de dormir.

É importante a conscientização dos pais de que após mamar o leite fica estagnado na boca do bebê, além de que a salivação diminui durante o sono, somando esses fatores à falta de higiene bucal adequada, o bebê corre grandes riscos de adquirir a cárie.

Para evitar a cárie de mamadeira não se deve adicionar açúcar ao leite da mamadeira e evitar que a criança durma após mamar. Deve-se também escovar os dentes do bebê após todas as mamadas e reforçar a escovação com um pouco de pasta de dente antes de dormir, pois a noite é o período mais propenso para o surgimento de cáries.


Mordida aberta por chupeta ou dedo

 A mordida aberta é causada pela falta de espaço para o nascimento dos dentes, mas, por que desta falta de espaço?

A sucção do peito e da chupeta, mamadeira ou dedo é diferente, no peito a sucção feita é a de ordenha, enquanto a sucção feita pelos outros meios é a sucção negativa. Quando a mãe para ou reduz a amamentação e a mamadeira começa a ser utilizada, a mamadeira não é suficiente para suprir a necessidade de sucção que os bebês possuem, essa necessidade pode deixar os bebês irritados ou inquietos, por isso, muitos bebês começam a chupar o dedo ou se apegam à chupeta.

A frequente sucção negativa promove o fortalecimento dos músculos da bochecha e diminuem a atuação da língua dentro da boca, causando o estreitamento da arcada dentária e a falta do espaço para o nascimento dos dentinhos.

Assim temos interferência no crescimento da região, impedindo que os dentes se toquem, proporcionando o nascimento de dentinhos tortos. E nomeamos este distúrbio de “mordida aberta”.

Para o tratamento, os pais ou responsáveis devem levar a criança a clinica odontológica e com paciência e com a ajuda do odontopediatra, irem retirando aos poucos a chupeta e dando fim ao hábito de chupar o dedo.


Então, mamãe(s) e papai(s)? Marque sua avaliação e a do(s) pequeno(s) e venha ser Prime Sorriso você também! Teremos o maior prazer de cuidar da saúde bucal de sua família!