A DTM (Disfunção temporomandibular e dor orofacial) é um problema crônico também chamado de dor orofacial. Dentre os sintomas estão mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e dificuldade para abrir e fechar a boca, além de dores no pescoço e ombros e cansaço ao mastigar.
Na maioria das vezes, a condição está relacionada com problemas no ato de abrir e fechar a boca, e no desalinhamento dos dentes, como a mordida cruzada. Por isso, é comum que a ortodontia seja recomendada como um dos principais tratamentos para a DTM. Mas será que os sintomas podem ser resolvidos com o uso do aparelho dental?
Segundo especialistas, o uso de aparelhos ortodônticos pode sim ajudar no tratamento da disfunção temporomandibular. Geralmente, a DTM pode vir acompanhada de problemas como dentes fora da posição ou mordidas não corretas. Nesse caso, a ortodontia pode vir como solução para corrigir os dentes fora do lugar.
Mas ao optar pelo uso de aparelho ortodôntico para corrigir a disfunção, é importante ter em mente que diversos cuidados precisam ser tomados. Por exemplo:
- Consultas frequentes e regradas ao dentista;
- Manter os hábitos de higiene bucal;
- Fazer a profilaxia (limpeza dentária) a cada quatro meses;
Além disso, é preciso ter o acompanhamento de um profissional qualificado, isso porque a escolha do tipo de aparelho pode variar de acordo com cada paciente. Mas, independentemente do modelo escolhido, uma coisa é certa: o ortodontista deve promover o equilíbrio da mordida para tratar a DTM.
A Prime Sorriso possui tratamentos atualizados e pensados para as necessidades de cada paciente, e é importante lembrar que o tratamento para a DTM pode estar ser acompanhado por hábitos mais saudáveis, além de um cuidado multidisciplinar.