ortodontia

Normalmente, os pacientes tendem a associar o tratamento ortodôntico ao uso de aparelhos, mas você sabia que existem pelo menos três linhas da ortodontia preparadas para isso? São elas: ortodontia preventiva, interceptativa e a corretiva. 

Ortodontia preventiva

Esse tratamento tem como objetivo prevenir a instalação de problemas de oclusão ou de mal posicionamento dentário, ajudando a evitar que o paciente precise utilizar aparelho fixo no futuro, ou passe por procedimentos como extração dentária ou cirurgia para impedir o crescimento dos maxilares. 

Nesta fase, podem ser usados aparelhos móveis para manter o espaço quando um dente cai precocemente, por exemplo. Além disso, a abordagem educativa também é uma iniciativa válida, removendo maus hábitos que podem causar a má-oclusão: chupar dedo, morder objetivos e usar chupeta por tempo prolongado. 

Ortodontia interceptativa

O diagnóstico é normalmente feito na fase da primeira dentição ou com os dentes de leite e permanentes mistos, evitando um tratamento mais complexo no futuro. A maioria das mordidas cruzadas são tratadas nessa fase, evitando cirurgias no futuro, por isso, a fase de crescimento de torna um fator essencial a favor desse tipo de ortodontia. 

Ortodontia corretiva

A mais indicada quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e mal posicionamento na dentição, sejam apenas nos dentes permanentes ou mistos. É o tratamento mais comum, por muitos pacientes deixarem para cuidar de seus dentes quando o problema já está instalado na cavidade oral. 

O uso de aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, faz a movimentação gradativa dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares para corrigir o posicionamento dos dentes, e resolver problemas como apinhamento, má oclusão, diastema e etc, promovendo melhor saúde bucal e facial estética. 

Apesar de terem abordagens diferentes, todas possuem a mesma função, reparar ou mesmo prevenir problemas ortodônticos do paciente, entretanto, a ortodontia preventiva sempre é mais indicada, prevendo tratamentos complexos e mais invasivos no futuro.

 

Mas, vale lembrar, que manter as visitas ao dentista frequentes auxilia na descoberta de problemas, prevenindo maiores problemas e tratando precocemente. 

A Prime Sorriso é a Nº 1 em Aparelhos Ortodônticos, buscando sempre maior conforto e segurança ao atender um paciente, independente do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =