O que é?
A periodontia é uma especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
As Doenças Periodontais, gengivite e periodontite são as principais infecções causadoras da perda de dentes em adultos e é causada pela higiene bucal inadequada. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.
SINTOMAS
O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Tipo de Periodontite
- Crônica: a mais comum nos adultos, surge da “evolução” da gengivite que não foi tratada e sua principal característica é a perca do osso alveolar. Ela possui dois tipos, a generalizada, que mais de 30% dos dentes, e a localizada, que afeta apenas uma região (menos que 30%). Sua gravidade é avaliada por um grau de progressão de 1 a 5.
- Agressiva: é a mais rara e mais presente em adolescentes e jovens adultos, sendo mais rápida em sua progressão.
- Ulcerativa Necrosante: possui ação rápida e compromete o osso e ligamento alveolar. Se deriva de bactérias que se encontram presentes em casos de consumo de bebida alcoólica frequente, fumo e portadores de HIV.
- Apical Aguda: afeta diretamente o osso alveolar, tendo como desencadeador traumas, como acidentes, e tratamentos dentários feitos de maneira inadequada.
- Juvenil: Na maioria das vezes geneticamente hereditária e como principal característica não há inflamação gengival, com baixa presença de placa bacteriana e tártaro.
RISCOS
A Doença Periodontal pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, impactar no metabolismo (diabetes), gerar complicações na gravidez (fator de risco para o nascimento prematuro).