Você já sentiu aquele frio na barriga quando o dentista vai aplicar a anestesia? Ou então você, pai ou mãe, está cansado(a) de ver a ansiedade de seu(s) pequeno(s) na visita ao dentista? Por conta da evolução na odontologia, as anestesias sem agulha foram criadas e adaptadas para as pessoas que acabam deixando de ir ao dentista por conta do medo ou fobia de agulha, um problema que afeta muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos.
A anestesia é indispensável em alguns casos (normalmente casos mais graves) para que a pessoa não sinta dor, o medo da agulha pode implicar com que o paciente não faça o tratamento, piorando sua situação e levando até mesmo à perda de um dente.
A técnica usada para fazer a anestesia sem a agulha é simples e indolor, pode ser utilizada nos diversos tratamentos odontológicos. Tem sua eficácia comprovada e aprovada pela ANVISA, ou seja, você não corre risco algum utilizando este tipo de anestesia.
Como a anestesia é aplicada sem a agulha?
O anestésico é injetado por meio de pressão no local desejado em um micro orifício de aproximadamente 0,15mm, enquanto na agulha é feita em um orifício com 0,39mm. Logo após a aplicação, o anestésico é pulverizado de maneira uniforme na região aplicada, evitando quaisquer danos ao paciente.
%imagem-1%
Quais os benefícios da anestesia sem agulha?
- Evita a ansiedade e o medo do paciente;
- O procedimento se torna mais rápido pois não há resistência do paciente por conta da seringa;
- Evita possíveis fraturas pela agulha caso o paciente mexa a
boca durante a aplicação; - Acaba com a possibilidade de danos aos nervos e tecidos presentes na gengiva e na bochecha;
- Baixa incidência de efeitos colaterais;
- Distribuição e absorção mais rápida do anestésico;
- Diminuição do risco de infecções;
- Maior precisão ao aplicar e maior bloqueio de dor (dormência do tecido por mais tempo), entre outros.
Em quem pode ser aplicada?
A anestesia sem agulha pode ser aplicada em qualquer pessoa, pois sabemos que o medo da agulha é muito comum e não afeta apenas as crianças, muitos adultos também podem ter este medo por conta de traumas na infância.
Este tipo de aplicação é realizada em poucos segundos assim como a aplicação com a seringa, entretanto é uma alternativa inovadora e atrativa para quem evitava ir ao dentista por conta do medo. A anestesia sem agulha evita as experiências traumáticas principalmente para as crianças e para os pais preocupados com a saúde bucal de seu(s) filho(s), já que oferece mais conforto e é menos invasiva.
Agora que você já sabe dessa grande evolução na tecnologia odontológica, que tal deixar o medo de lado e voltar a sorrir?