Ao contrário do que muitos pensam, negligenciar a higiene bucal não tem como possíveis consequência apenas o mau hálito, o surgimento de cáries e a perda dos dentes. Por ficar no limite entre o ambiente externo e o corpo humano, a boca é a porta de entrada de bactérias. Sem a higiene adequada, estes organismos entram na corrente sanguínea, e causam problemas em outros órgãos. Veja quais são eles:

Halitose

A falta de regularidade na escovação e uso do fio dental faz com que partículas de alimento fiquem depositadas entre os dentes. A ação de bactérias sobre estas partículas provoca a liberação do sulfato de hidrogênio que é o composto químico responsável pelo cheiro característico de ovos podres.

Doença Periodontal

A deterioração do osso que sustenta os dentes leva ao seu afrouxamento e à eventual perda do dente.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (2013) 11% da população brasileira com 18 anos ou mais perderam todos os dentes.

Disfunção Erétil

Bactérias periodontais podem ser transportadas pela corrente sanguínea causando inflamação nas artérias, bloqueando o fluxo de sangue nas genitais.

Aterosclerose

Altos níveis de bactérias periodontais na boca podem levar o entupimento da artéria Carótida e aumentar o risco de AVC.

Doenças Cardíacas

Pessoas com doença Periodontal podem desenvolver doenças cardíacas e estreitamento das artérias, como consequência da entrada de bactérias na corrente sanguínea, através da gengiva.

Problemas Respiratórios

Bactérias periodontais são transportadas pela corrente sanguínea até os pulmões, onde podem provocar e, principalmente agravar problemas respiratórios.

Diabetes

Pesquisas indicam que a Periodontite é uma das complicações clínicas do Diabetes.
Elencamos, desta forma, uma série de problemas no organismo humano caso a higiene e outros problemas bucais sejam negligenciados por acharem que estas não passam de problemas que estão na boca.


Mais do nunca o dentista hoje vai além das práticas de extração e reconstituição dos dentes, tanta a níveis de reconstituição como estética, os problemas bucais fazem parte do organismo humano e devem ter a mesma importância e cuidados com as de mais parte do corpo.
Por tudo isto a recomendação de ir ao dentista periodicamente é essencial para a saúde e o seu bem estar.